-
Arquitetos: Tatiana Bilbao
- Área: 6260 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Tecnológico de Monterrey, uma das instituições educativas mais importantes do país, nos deu a tarefa de projetar o Parque Biotecnológico do Pacífico na cidade de Culiacán.
Este instituto busca impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país, a criação de empresas de alto valor e a geração de competitividade nos itens de inovação e desenvolvimento tecnológico. Ao ser um projeto universitário, o Parque Biotecnológico não promoverá apenas o crescimento científico no México, como terá uma forte influência cultural nas futuras gerações.
Com a construção deste edifício deseja-se promover a produção de informação tecnológica e de mercado, a formação de redes locais e internacionais no âmbito de investigação científica, além do crescimento econômico e produtivo da região, assim como a capacitação e a geração de empregos de alta qualidade. A construção do Biotecnológico do Pacífico terá como resultado muitos benefícios para a região e para todo o país.
Cada nível funciona tecnologicamente e esteticamente com um sistema sustentável específico. No final, cada parte "produz" algo para manter o edifício trabalhando por si só.
O cliente pediu para criar um espaço retangular flexível, por isso decidimos fazer plantas idênticas e as distribuímos de acordo com o programa interior e proteção solar, com exceção de um pavimento, que foi deslocado 180 graus, porque possui o programa mais importante na construção: o acelerador e a incubadora, onde os alunos podem ter um escritório e a universidade irá ajudá-los a melhorar e conectar o seu negócio para atingir o nível de uma empresa lucrativa.
Este pavimento também possui um tratamento de fachada diferente, tornando-se um protetor solar que foi projetado em colaboração com jovens artistas Rodolfo Diaz e Marco Rountree.